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BANDA LIXOMANIA

BANDA LIXOMANIA - SP, desde 1979

O surgimento da banda:


A Lixomania Ć© uma banda lendĆ”ria do punk rock brasileiro, pois foi uma das pioneiras do movimento no paĆ­s, ao lado de Olho Seco, CĆ³lera e Inocentes, entre outras.Ā 

A banda foi formada em 1979, no bairro do Lauzane - zona norte da cidade de SĆ£o Paulo (SP) -, pelos amigos Adauto (baixo), Tikinho (guitarra e vocal) e ZĆŗ (bateria). Depois entrou AlĆŖ, que assumiu os vocais. Todos gostavam de Sex Pistols, Ramones, The Clash, Stiff Little Fingers, UK Subs, Dead Boys, Sham 69, Lurkers e muitas outras bandas.Ā 


As primeiras apresentaƧƵes:Ā 


Em 1980, com alguns ensaios e apenas trĆŖs mĆŗsicas no repertĆ³rio, a Lixomania fez a sua primeira apresentaĆ§Ć£o num encontro inĆ©dito de bandas punks, realizado a portas fechadas (sem pĆŗblico) em Santo Amaro, na zona sul da cidade.Ā 

No decorrer de 1980 e 1981, a banda seguiu apresentando-se em locais distantes da periferia de SĆ£o Paulo. Nenhum clube ou danceteria da cidade abria espaƧo para shows punk. Em meio a muitas dificuldades, a Lixomania acabou conquistando o apoio da emergente platĆ©ia punk e destacando-se como uma das principais bandas punks do Brasil.Ā 


ContribuiƧƵes para o movimento punk:


AlĆ©m da mĆŗsica e da atitude, um de seus grandes mĆ©ritos Ć© o de ter ajudado a desbravar o caminho para o surgimento de uma cena punk no paĆ­s, que ainda vivia sob a censura e as leis impostas pelo regime militar do general Figueiredo. Nessa Ć©poca, a imprensa e a mĆ­dia brasileira ainda nĆ£o haviam descoberto o punk. Isso sĆ³ veio a acontecer em 1982, refletindo o renascimento do movimento no exterior, com Exploited, Discharge, Dead Kennedys, Black Flag, etc.Ā 


O lanƧamento do primeiro disco:


O ano de 1982 foi muito importante para a Lixomania. Com a saĆ­da de AlĆŖ, Moreno (um antigo simpatizante da banda) assumiu os vocais, enquanto Miro (ex-Guerrilha Urbana) substituiu ZĆŗ na bateria. Ɖ com essa nova formaĆ§Ć£o que a Lixomania gravou o EP ā€œViolĆŖncia e SobrevivĆŖnciaā€, lanƧado em setembro de 1982 pelo selo independente Punk Rock Discos, de SĆ£o Paulo, sob direĆ§Ć£o e produĆ§Ć£o de Carlos MarƧal Bueno, cunhado de BetĆ£o, amigo e simpatizante da banda.

Hoje, esse EP contendo 6 mĆŗsicas (ViolĆŖncia e SobrevivĆŖncia, Massacre Inocente, O Punk Rock NĆ£o Morreu, ZĆ© NinguĆ©m, Fugitivo e Os Punks TambĆ©m Amam) Ć© disputado por colecionadores de discos punks em razĆ£o de seu pioneirismo: foi o primeiro disco de uma banda punk lanƧado no Brasil, precedido apenas pela coletĆ¢nea ā€œGrito Suburbanoā€, que reunia 3 bandas de SP.

A capa do EP foi feita a partir de uma colagem de manchetes de jornais que retratavam a violĆŖncia e criminalidade no paĆ­s. O trabalho de arte Ć© creditado ao escritor Antonio Bivar (autor do livro ā€œO que Ć© Punkā€), Fernando Santa Rosa e Lixomania. Os temas das mĆŗsicas sĆ£o a violĆŖncia (ā€œViolĆŖncia e SobrevivĆŖnciaā€ e ā€œMassacre Inocenteā€), as injustiƧas sociais (ā€œZĆ© NinguĆ©mā€ e ā€œFugitivoā€) e o prĆ³prio movimento punk (ā€œO Punk Rock NĆ£o Morreuā€ e ā€œOs Punks TambĆ©m Amamā€).Ā 


O apogeu da banda:Ā 


Com o disco debaixo do braƧo, a Lixomania pĆ“s o pĆ© na estrada, fazendo shows em cidades do interior de SP. Ainda em 1982, participou do festival ā€œO ComeƧo do Fim do Mundoā€, realizado no Sesc PompĆ©ia, em SĆ£o Paulo, e teve uma de suas mĆŗsicas (ā€œPunkā€) incluĆ­da no disco resultante do festival. Com a repercussĆ£o do evento ā€“ considerado o mais importante da histĆ³ria do punk nacional - , a Lixomania foi convidada a tocar fora de SP, realizando vĆ”rias apresentaƧƵes no Rio de Janeiro (que incluiu um show no Circo Voador, com abertura do Paralamas do Sucesso e do Kid Abelha & As AbĆ³boras Selvagens!) e um show no estĆ”dio de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, assistido por milhares de pessoas.


O inĆ­cio da crise e o fim da Lixomania:


O problema Ć© que a Lixomania e a maioria das bandas punks remavam contra a marĆ©. No momento, toda a atenĆ§Ć£o das grandes gravadoras, rĆ”dios, revistas, jornais e TVs estava voltada para os novos artistas de estilo pop/rock (Blitz, Lulu Santos, Kid Abelha, LĆ©o Jaime, Ritchie, Gang 90, LobĆ£o, etc). NĆ£o bastasse a hostilidade da mĆ­dia em geral, os punks ainda tinham de lidar com a falta de equipamentos e espaƧos para shows, a repressĆ£o policial e as brigas constantes entre gangues. Uma das Ćŗltimas apresentaƧƵes da Lixomania nessa Ć©poca, ocorrida no programa FĆ”brica do Som, da TV Cultura, mais uma vez culminou em confronto entre gangues rivais. Assim, em marƧo de 1983, a Lixomania resolveu encerrar suas atividades.


A heranƧa da Lixomania e do punk paulista:


A exemplo da Lixomania, vĆ”rias bandas punk desapareceram (algumas sem deixar qualquer vestĆ­gio de registro sonoro) e outras continuaram restritas ao circuito ā€œundergroundā€. O novo cenĆ”rio musical passou a ser dominado pelos Ć­cones do chamado BRock (LegiĆ£o Urbana, Paralamas do Sucesso, TitĆ£s, Capital Inicial, Ultraje a Rigor, etc). No entanto, a Lixomania e as bandas punks de SP jĆ” haviam deixado a sua mensagem. Pelo menos com relaĆ§Ć£o Ć s letras, pode-se perceber ecos do inconformismo e irreverĆŖncia punk em mĆŗsicas de sucesso como ā€œInĆŗtilā€ (Ultraje a Rigor), ā€œPolĆ­ciaā€ (TitĆ£s), ā€œQue PaĆ­s Ɖ Este?ā€ (LegiĆ£o Urbana), ā€œVeraneio VascaĆ­naā€ (Capital Inicial) e ā€œAtĆ© Quando Esperarā€ (Plebe Rude), entre outras. Sem falar em bandas como Camisa de VĆŖnus e Replicantes, claramente inspiradas no punk.


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