BANDA GRITANDO HC
GRITANDO - HC
A BANDA:
Com a proposta de resgatar o peso e a energia do Punk dos anos 80, aliado a vitalidade do Hardcore Americano dos anos 90. O Gritando HC foi formado em 1994 por Marcelo (Donald) e Elaine (Lê) nos vocais, e logo se inseriu no cenário independente nacional. Levantando sempre a bandeira do Skate Punk. O grupo lançou em 1996 a primeira fita demo que teve uma boa aceitação do público que já lotava os primeiros shows da banda.
A HISTÓRIA:
Em 1997 o grupo lançou seu primeiro CD independente (Gritando HC 001) gravado semi ao vivo. Considerado por muitos um clássico do hardcore nacional, o disco deu uma revigorada no movimento Punk e na cena independente do Brasil no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Músicas como "Velho Punk" e "Punks não Morreram", tornaram-se hinos de uma nova geração que surgia em meio aos shows no extinto Hangar 110 e programas da MTV Brasil.
No início de 2000, o Gritando HC lança seu segundo CD (Ande de Skate e Destrua), que foi gravado no estúdio EI Rocha e demonstra um bom amadurecimento sonoro e de produção. Nesse curto espaço de tempo, a banda já havia se apresentado em importantes programas de TV como "Musikaos" (TV Cultura) e "Ultra-Som” (MTV Brasil); além de alguns programas do João Gordo como "Garganta e Torcicolo" (MTV Brasil) e "Gordo Pop Show" (MTV Brasil).
Com o falecimento do vocalista Donald BB em setembro de 2001. Lê assume os vocais e a banda passa e tocar em formato de quarteto em dezembro do mesmo ano o Gritando HC foi convidado para fazer dois shows com a banda Dead Kennedys (EUA) em São Paulo.
Em 2002, o grupo lança seu terceiro CD (Ao Vivo no Hangar 110) como forma de homenagear Donald e em agradecimento ao público pelo apoio recebido nessa fase tão difícil para banda.
Em 2003 o grupo sai em turnê pelos estados no Nordeste para divulgação do disco Ao Vivo.
No decorrer de sua história o Gritando HC contribuiu com matérias significativas em revistas como a Tribo Skate - sendo a primeira banda a ser capa da revista, numa matéria que falava sobre o resgate da cena e da identidade skate punk no país, e na revista Trip, onde participou de uma coletânea em CD "Skate Music" (com a música Escuto Tiros).
O grupo também já participou de programas de Rádio como o Heavy Pero no Mucho (89FM) em São Paulo -SP, foi entrevistado na Rádio Tabajara (João Pessoa-PB) e em diversos outros programas de rádio na web, além de ter trechos de suas músicas usada sem programas de esportes radicais.
Em 2010 o Gritando HC lançou seu quarto CD (terceiro de estúdio) independente, intitulado "Fase Adulta". Um disco soa bem mais pesado e agressivo.
São vinte músicas diretas com influências de crossover numa fase mais experimental da banda.
No final de 2010, o Gritando HC participou do programa de TV Insana Harmonia, em Recife (PE). O programa foi veiculado na TV Pernambuco em horário nobre, e depois disponibilizado na íntegra o vídeo com a entrevista e apresentação do grupo no canal do programa Insana Harmonia no YouTube.
No final de 2017 o Gritando HC lançou nas plataformas digitais, seu quinto registro, o álbum "Terra de Lobisomens".
O disco traz dez faixas de um punk rock/hardcore mais voltado às origens da banda, auxiliado de guitarras rasgadas e pesadas, bateria e baixos pesados e marcados, e letras que abordam aspectos sociais, românticos, motivacionais e tudo mais que merece um grito de protesto. Este disco teve a música título Terra de Lobisomens lançada na rádio californiana Kbwf Wull Show (Los Angeles. CA. United States) antes mesmo de sair aqui no Brasil.
Em 2019 a Banda Gritando HC completou 25 anos de sua existência. Para celebrar esta data, a banda fez uma grande turnê nacional passando por diversas capitais, incluindo shows no Nordeste (onde tocou do litoral ao sertão). Sul e Sudeste, totalizando 35 datas em todo o Brasil. Ainda comemorando os 25 anos a banda está com uma série de lançamentos planejados, que incluem um Documentário de 60 minutos contando um pouco de sua história; um novo CD ao vivo gravado em Recife-PE (2016), além de um DVD ao vivo gravado no Hangar 110 (2017).
Neste ano de 2020, o disco Ande de Skate e Destrua completa 20 anos do seu lançamento.
Em 2020 a banda se reformula, entram novos integrantes e dois guitarristas em sua composição, o disco Ande de Skate e Destrua completa 20 anos do seu lançamento.
A banda estava com agenda de shows tocando este disco na integra junto com outros clássicos e lançando músicas novas junto ao repertório, mas os shows tiveram que ser interrompidos devido a pandemia.
A última apresentação da banda com público em 2020 antes da quarentena foi em São Paulo, dia 7 de março no Niá Núcleo e 8 de março na Casa de Cultura Butantã.
2021 - Lançamento do Filme Gritando! Punk Rock, Skate e Underground. Sucesso de estreia no In Edit Brasil como uma das maiores audiências durante a exibição do documentário, ocupando a segunda posição com pouca diferença dos Secos e Molhados que ficou em primeiro.
A maior audiência na live (show) do In Edit com uma apresentação especial, reunindo integrantes que fizeram parte da história da banda e presentes no filme .
2022 - Lançamento do single "Alomorfia" no streaming de música e o clipe teve a sua estreia na Hardcore Worldwide, importante canal do YouTube de lançamentos mundiais do gênero.
Nesse mesmo ano se apresentaram em casas de Cultura Paulistana, em inúmeros shows e festivais reconhecidos como o Oxigênio Fest.
No casting de shows de 2023 o Estado do Paraná e Santa Catarina fizeram parte do roteiro onde se apresentaram nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Blumenau. Florianópolis entre outras.
Em novembro de 2023 o filme Gritando! Punk rock, Skate e Underground volta a cena tendo sua reestreia na TV Music Box Brasil e entrando para a grade especial de programação do Canal e disponibilizado pela primeira vez para o público assistir na plataforma da Music Box Brasil.
2024 - Lançamento de "Dogmas e Dígitos " novo disco de estúdio com importantes participações, um álbum que promete muito barulho e uma nova ascensão da banda com a renovação significativa de público, uma nova geração que já se faz presente nos shows do Gritando HC se misturando com o legado antigo e presente nos shows.
Nesse mesmo ano (2024) a banda completará 30 anos de existência com um novo disco e muitas apresentações pelo país para celebração dessas décadas que marcaram e ainda marcam a história do punk rock brasileiro."