Festival Punk 200 anos em SP
- Ed

- 5 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.
O CC Tendal da Lapa recebeu o Festival Punk 200 anos, com a participação de Bandas que fazem parte da cena Punk em SP:
DZK;
Menstruação Anarquika;
Fogo Cruzado;
Sub-Existência;
Cadillacs Punk Rock
A.R.D.
RETROSPECTIVA - PUNK 200 ANOS:
- A cena Punk de SP divulgou fortemente este que seria mais um marco para o Punk Rock na Cidade de São Paulo.
Em 2025, algumas Bandas estão chegando e outras já chegaram aos 40 anos de Resistência. Com diversas Bandas novas também surgindo, a cena se mostrava fortalecida e preparada para ver o que seria do futuro do Punk Rock nacional.
- Tivemos um movimento de Bandas de outros Estados passarem por SP, fazendo Shows em Bares, Pubs, Casas de Shows e até na Avenida mais paulistana do Estado, a Av. Paulista aos Domingos, na Rua, em plena Avenida.
- Bandas Paulistas conseguindo realizar turnês nacionais pelo Brasil de norte a Sul e também para o Exterior, como Europa e EUA.
Em São Paulo, haviam finais de semana com até 3 ou 4 Shows no mesmo dia ou final de semana. Enfim, podíamos escolher o que assistir.
Os Centros Culturais tiveram um papel importante para a cena, promovendo shows grátis em seus locais próximos as comunidades integrando as Bandas aos Projetos Culturais e sociais.
- Nos Pubs e Casas de Shows, as Bandas de SP se engajaram para fazer a diferença com Shows Beneficientes aos necessitados seja por questões sociais ou econômicas e por calamidades Públicas. O movimento Punk Solidário se tornou realidade. Nas adversidades ocorridas em SP ou em outros Estados, estávamos com grandes Shows recolhendo donativos que eram entregues as ONGS e Projetos Sociais para que fossem distribuídos.
- As Bandas Punks formadas por mulheres também se destacaram e conquistaram seus espaços mostrando uma sonoridde inteligente, com sons e letras agressivas contra todo tipo de agressão aos direitos das mulheres.
E chegou o dia de celebrar tudo isso. Merecíamos uma grande Festa/Show.
Como foi em 1982, com o Festival Começo do Fim do Mundo no Sesc Pompeia, queríamos que este fosse marcado para a história como uma vitória na luta contra o preconceito, violência, injustiça social e política.
Este Editor que aqui escreve (Ed), estava presente no CC Tendal da Lapa para mais uma vez fazer meu papel de Reporter e registrar este grande Evento.
- Me preparei, consegui minha credencial (com apoio dos Organizadores) pra poder ficar mais próximo das Bandas ao lado do Palco na área reservada. Fiquei ali quase até o Final do Show, e só vim a saber do ocorrido na 2a. feira pelas redes sociais.
E o sentimento que ficou:
- Total repúdio a violência gratuita entre os que ali estavam;
- Na 2a feira as Redes Sociais expunham o ocorrido e procurando os responsáveis pela barbárie ocorrida e registrada pelas câmeras da Rua.
- Nos noticiários da TV, também mostrando o ocorrido e informando que uma mulher havia morrido em uma briga em Show Punk realizado no CC Tendal da Lapa.
- Nossos Sentimentos aos amigos e familiares de Helen Cristina Vitai (43 anos)
- Começava ali mais uma discussão sobre a violência ainda impregnada no movimento Punk.
- Creio que muito do que foi conquistado pelo movimento até essa data, tenham ido pelo ralo.
- Hoje, 5a feira (07-08-2025 - Alguns Shows já estão sendo cancelados por solidariedade a Helen, e outros porque os Centros Culturais começaram a Cancelar os Shows Punks. Provavelmente outros locais conquistados como espaços Culturais também fechem as portas para o movimento Punk até tudo isso se esclarecer.
por: @edpunkemsp
.png)




Comentários